A Barragem de Carpina teve neste domingo a sua segunda e última comporta parcialmente fechada. A medida foi tomada pelo próprio governador Eduardo Campos. Situado no município de Lagoa do Carro, o reservatório, cuja função é ajudar na contenção de cheias na Região Metropolitana do Recife (RMR), atingiu 58 milhões de metros cúbicos, nível recomendado para o início do inverno e segurou as grandes precipitações ocorridas principalmente entre os dias 3 e 4 deste mês.
Operando dentro da margem de segurança planejada pela Compesa, que é de até 60 milhões de metros cúbicos, a segunda comporta vai permanecer com uma pequena abertura apenas para receber a água que vem da barragem de Jucazinho, o que representa 25 metros cúbicos por segundo. Esse volume não representa aumento significativo no volume de água e ajuda a manter o nível do reservatório.
Ao acionar o fechamento da segunda comporta, o governador falou sobre necessidade de manter a população bem informada acerca dos processos de enfretamento às cheias. “Este ato ajuda a esclarecer a opinião pública das condições que nós vamos ter para enfrentar o inverno. A administração planejada e monitorada da barragem evitou que as cidades de Recife, São Lourenço, Camaragibe e Paudalho vivessem situação semelhante à cheia 1975”, disse Eduardo Campos.
A primeira comporta já havia sido totalmente fechada na sexta-feira passada, por volta das 16h, quando o nível das águas atingiu a casa dos 75 milhões de metros cúbicos. No momento do pico das chuvas, a barragem chegou a segurar 220 milhões de metros cúbicos de água, que possui capacidade de acumulação de 270 milhões de metros cúbicos.
Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:
Postar um comentário